Com a evolução da tecnologia e a crescente presença dos aparelhos eletrônicos em nossa vida cotidiana, o campo começa a ficar cada vez mais tecnológico e anseia por inovação, desenvolvimento e novidades na vida do trabalhador rural.
O que é Agro 4.0?
Como todos podem notar, a presença de um celular no bolso ou um computador em casa deixou de ser algo exclusivo da elite e passou a ser algo mais popular e acessível para todos. O Agro 4.0 faz referência justamente a isso, se trata da quarta revolução industrial pela qual estamos passando e mais especificamente na área do agronegócio, simboliza os benefícios das mais altas tecnologias do momento com o trabalho no campo, o que possibilita a melhora em questões como comunicação, produção e qualidade, fornecendo dados em tempo real sobre todas as condições do campo.
E o que o Agro 4.0 trouxe para a Apicultura ?
Tendo em mente diversos desafios encontrados em campo quanto às práticas apícolas, a tecnologia procura soluções inteligentes e que caibam na palma das nossas mãos.
Incríveis sistemas de monitoramento de colmeias que facilitam o dia a dia do apicultor com atualizações em tempo real por meio do Arduino, que são placas programáveis que podem fornecer dados como temperatura, umidade, peso da colméia, níveis de dióxido de carbono e de oxigênio ou até mesmo número de abelhas que entram e saem da caixa.
Também encontramos programas capazes de identificar a autenticidade e origem do mel por análise das partículas de pólen e suas características físicas. Imagine poder pegar uma amostra de mel e estimar sua origem geográfica, além de saber a espécie de abelha que o produziu, isso já é possível.
Dentre as inovações temos o Geoapis, um aplicativo gratuito para os apicultores voltado para a comunicação no campo e coexistência harmônica entre apicultores e agricultores, imaginem um match entre apicultor e pasto apícola? Dentre as funções o georreferenciamento de apiários e emissão de alertas de pulverização dos agricultores do entorno para que os apicultores saibam quais são os produtos que derivam em seus apiários e informações importantes como local de pulverização, dia e horário de ocorrência. Além disso, também fornece uma ferramenta de registro de colheita de mel, fornecendo dados como média de mel colhido por colmeia e pesagem das coletas.
A tecnologia também vem em forma de máquinas e uma cooperativa cearense desenvolveu uma máquina desoperculadora que é capaz de acelerar o processo de extração do mel para cerca de 15 segundos e que além de reduzir o tempo também reduz o desperdício de mel durante o processo de retirada do mel. Essas e muitas outras novidades se fazem cada vez mais presentes.
A viabilidade financeira de muitas outras tecnologias estão sendo estudadas no momento e em um futuro não muito distante é esperado que a revolução do agro 4.0 esteja mais presente no mundo da apicultura e da meliponicultura de maneira que caiba no bolso de todos.
Texto e Imagem:
Heric Yuji Silveira Sebata, graduando em Ciências Biológicas pela ESALQ – USP e Estágio da Agrotech GeoApis