Quem somos

Nossa história

Em 2014, Elaine Basso, CEO e fundadora da GeoApis, através da MD Educação Ambiental, trabalhou para empresas produtoras de defensivos agrícolas para entender os casos de mortalidade de abelhas relacionados à produção agrícola. Sua atuação serviu de ponte para comunicação com os criadores de abelhas, concretizando uma necessidade de mercado e dando origem a um mapa de stakeholders com causas e efeitos.

Todo esse conhecimento foi utilizado na Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A) que, em conjunto com o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), originou a primeira versão da GeoApis. A princípio, o objetivo era estabelecer um novo sistema de informação comunitário voltado aos criadores de abelhas. O projeto investiu no desenvolvimento apícola e ganhou notoriedade.

No final de 2019, a entidade transferiu a GeoApis para a Converge Consultoria Agronômica Ltda. Fundada como startup no ecossistema Agtech Valley de Piracicaba/SP, a Converge remodelou a GeoApis para atender às demandas de mercado e às agroindústrias na construção de relacionamentos de valor com o entorno. Hoje a GeoApis desenvolve projetos socioambientais contínuos que proporcionam a coexistência harmônica entre a produção industrial e apícola, conservando os polinizadores e potencializando a competitividade de seus clientes. 

Por seu trabalho, a GeoApis foi reconhecida pela Innovation Latam e a Fundação Cabral com o selo de primeiro lugar no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 (Vida Terrestre), além do reconhecimento nas categorias Industria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9) e Consumo e Produção Conscientes (ODS 12).

Elaine Basso
Formada em 2004 pela Escola de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP,  atuou na Limex (Exportadora de Alimentos) como responsável pela certificação em grupo GlobalGap dos produtores e Packing House de Lima Ácida ‘Tahiti’. Em 2006 entrou na Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – ANDAV – onde organizou e sistematizou auditorias para padronização dos Postos de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos junto ao Inpev. Também participou de Termos de Ajuste de Condutas e de vários grupos de trabalho com o Poder Público (MAPA, IBAMA e Secretarias Estaduais), indústrias de defensivos e suas entidades. Em 2013 fundou a MD Educação Ambiental e prestou serviços às indústrias BASF, Bayer, Syngenta e entidades Sindiveg e A.B.E.L.H.A..
Esse know-how permitiu fundar a GeoApis em 2019.  Desde então desenvolve projetos e atua diretamente na área de sustentabilidade e biodiversidade, proporcionando  a coexistência harmônica entre produção agrícola, apícola e a conservação de polinizadores com ganhos a toda cadeia produtiva.

NOSSAS CONQUISTAS

Linha do tempo

2015

Iniciativa BASF

2016-2019

Plataforma da A.B.E.L.H.A.

2019

Startup Converge: fundação da Startup administradora da GeoApis

2022

Operação e crescimento

Impactamos deste 2019

+ 0
apicultores
+ 0
colmeias
+ 0 milhões
de abelhas

Equipe Multidisciplinar

Engenheiros Agrônomos

Engenheiros Agrônomos

Engenheiros Florestais

Engenheiros Florestais

Biólogos

Biólogos

Profissionais de TI

Profissionais de TI

Pesquisadores de diversas áreas

Pesquisadores de diversas áreas

Entre em contato