Startup que monitora mais de meio bilhão de abelhas participa do I Encontro de Restauração do Noroeste Paulista.

No dia 18/05, quinta-feira, acontece o I Encontro de Restauração do Noroeste Paulista na APTA Regional de Pindorama-SP.

Foto-post-geoapis-7-foto-1

O evento é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo e tem como foco a sustentabilidade. Mais do que desmistificar a ideia de que a agricultura caminha antagonicamente à preservação ambiental, o Encontro apresentará como as mudanças climáticas requerem ações efetivas pautadas em construção e união para mitigar seus efeitos.

A GeoApis – startup que monitora mais de meio bilhão de abelhas – participará do evento a fim de  apresentar soluções e projetos contínuos que agregam a conservação de polinizadores e biodiversidade à produção agrícola. Hoje a empresa monitora mais de 536 milhões de abelhas, inclusive nativas, e seus clientes somam mais de 345 mil hectares plantados vistoriados, gerando um impacto em mais de 4 milhões de hectares monitorados no entorno. Esses resultados são fruto de uma metodologia que alia práticas de ESG para oferecer soluções e projetos socioambientais contínuos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), beneficiando criadores de abelhas e produtores rurais. O trabalho é inteiramente focado no impacto do entorno das plantações agrícolas, onde são realizados mapeamento, gestão do território e levantamento de colmeias para estabelecer uma relação harmônica entre criadores de abelhas e produtores rurais.

Na maioria dos casos o produtor rural não conhece a localização de colmeias, nativas ou não, no entorno da plantação. Essa falta de comunicação e de relacionamento entre produtores e criadores pode levar a acidentes que podem acarretar mortalidade de abelhas. Ao ter conhecimento e estabelecer uma relação positiva com o entorno, a agroindústria consegue planejar melhor suas ações no campo, gerando um ganha-ganha para os envolvidos. Os criadores de abelhas, através do aplicativo da GeoApis, recebem alertas com informações relevantes para suas colmeias. Desta maneira, são incentivados o uso e o manejo corretos de defensivos pela agroindústria ao mesmo tempo em que ocorre, de maneira prática e real, a preservação dos polinizadores, a inclusão digital e transferência de tecnologia em um ambiente de preservação de biodiversidade.

Hoje o Estado de São Paulo possui um passivo de reserva legal na ordem 370 mil hectares que deverá ser regenerado nos próximos anos. Por isso é essencial que se busque soluções e projetos contínuos que conectem a preservação ambiental à agricultura, criando uma saída viável para os efeitos das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, rentável para os produtores.

No noroeste paulista, as usinas Itajobi e Colombo são clientes GeoApis. O monitoramento do entorno impacta diretamente 16 municípios da região, dentre eles Jales, Santa Albertina, Catanduva, Urânia, Paranapuã e Fernandópolis.

 Sobre a Geoapis

 A GeoApis foi fundada como startup no ecossistema Agtech Valley de Piracicaba/SP pela Converge Consultoria Agronômica Ltda para atender às demandas de mercado e às agroindústrias na construção de relacionamentos de valor com o entorno.

Serviço

 I ENCONTRO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL DO NOROESTE PAULISTA

Dia: 18 de maio de 2023 Horário: 08h00 às 17h00

Local: APTA REGIONAL de Pindorama/APTA/SAA (Rodovia Washington Luis, Km 372) Pindorama – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato