Inovar é a palavra de ordem sempre! Apresentamos o programa GeoApis por um dia, onde jovens podem acompanhar nossa rotina durante um dia e aprender sobre a profissão e a importância dela. Conheçam a Eleonora Bujokas, 12 anos nossa primeira abelhinha visitante e o que ela tem a dizer sobre o que aprendeu!
“Hoje eu vivenciei uma nova experiência: GeoApis por um dia. Nela, eu aprendi a sua função e muitas outras coisas novas! A única coisa que faltou foi a experiência no campo, tirando isso, seria uma experiência completa.
Eu achei muito interessante a ideia de querer achar um jeito de usar agrotóxicos de um modo que não prejudique os apiários da região. Descobri que se pulveriza o agrotóxico em um dia de ventania ele pode se espalhar em um raio de 6km. A GeoApis desenvolveu dois aplicativos que ajudam os apicultores e os donos de terras. Ele ajuda a criar uma relação conveniente a ambos os lados e facilita a comunicação.
No app do apicultor, a pessoa tem que criar uma conta e cadastrar o seu apiário(s). Para saber a localização em que a criação de abelha está, o aplicativo pede para tirar uma foto. Com essa foto, ele usa um algoritmo e dá uma localização aproximada do local. Ele também ajuda a contar quanto de mel você colheu por ano em todos os apiários. Por último, você pode avisar os agricultor quando vai entrar na terra deles para tirar mel, dar uma olhada na colmeia entre outros
Já no aplicativo dos donos de terras eles também criam uma conta e ao invés de cadastrar o apiário ele cadastra as suas terras. Quando eles forem colocar algo na terra, os agricultores marcam qual terra é e o que vai colocar. O algoritmo calcula o raio de 6km onde pode afetar os apiários cadastrados e manda uma notificação para o apicultor dando a data, o horário, o local e o que vai colocar na terra. O apropriado é avisar dois dias (48 horas) antes. Eles também têm um mapa mostrando os apiários em volta.
Como citei a cima, eu não fiz a experiência de campo, mas eles me explicaram o que é, como se faz e no final como eles veem. A experiência de campo analisa o local perto das terras para ver se não tem nenhum apiário. Se eles acham, eles cadastram no aplicativo e tentam procurar o apicultor. Depois de fazer isso, eles têm um mapa mostrando onde eles já foram, onde tem apicultor e onde eles terão que ir.
Algumas coisas que eu achei que podia melhorar era que no aplicativo do apicultor podia ter a coleta de mel de cada apiário e não só ao todo. Não tenho uma solução para isso, mas outro problema é apicultores não cadastrados, o GeoApis pode cadastrar, mas o apicultor não vai receber a notificação e sim a pessoa que cadastrou. Tirando isso, eu achei ótimo!
Eleonora Bujokas Bianchi, 12 anos, Colégio Piracicabano, 7ºano.”