Colombo Agroindústria e GeoApis realizam programa de monitoramento de colmeias e abelhas.

Publicado 7 meses atrás, em 29 de maio de 2023.

A Colombo Agroindústria e a GeoApsis apresentaram o programa de monitoramento de colmeias e de abelhas durante o 1º Encontro de Restauração Florestal do Noroeste Paulista. O projeto utiliza tecnologia inovadora para acompanhar o desenvolvimento dos apiários e orientar produtores.

O trabalho acompanha o impacto do entorno das plantações agrícolas da Colombo. A empresa usa metodologia que alia tecnologia a práticas ESG, realizando gestão do território e levantamento de colmeias.

Em outra frente, a Colombo doa açúcar VHP no início do inverno para reforçar a alimentação das abelhas durante a época de escassez de flores.

Projeto

Desde 2022, a Colombo e a GeoApis desenvolvem projeto contínuo que combina responsabilidade social e preservação ambiental. O objetivo é orientar a comunidade a resguardar os polinizadores, especialmente as abelhas. A espécie contribui para garantir a variação genética das plantas, a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema.

Ao todo, são monitorados 15 mil hectares, gerando um impacto em uma área de aproximadamente 380 mil hectares, abrangendo 14 municípios paulistas (Santa Albertina, Paranapuã, Dolcinópolis, Aspásia, Santa Rita D’Oeste, Urânia, Turmalina, Ouroeste, Fátima Paulista, Guarani d’Oeste, Santa Salete, Santa Fé do Sul, Jales e Populina). Juntos, Colombo Agroindústria e a GeoApis protegem mais de 24 milhões de abelhas.

Empreendedorismo Social

O apoio ao empreendedorismo social é outro foco do projeto. Os apicultores de áreas vizinhas à Colombo são identificados e recebem orientação sobre a melhor distribuição espacial dos apiários, por meio de georreferenciamento.

A tecnologia implantada no projeto também permite a rastreabilidade do mel e a garantia de procedência, trazendo credibilidade ao produto e beneficiando criadores e consumidores.

Antonio Salles, produtor de mel na região do entorno da Colombo, foi um dos beneficiados pelo projeto que expôs seus produtos no 1º Encontro de Restauração Florestal. O evento foi promovido pela Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA) – Regional de Pindorama, na semana passada. “É bom demais ver seu produto valorizado”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato